quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

NEOLOGISMOS BABY

Andar e falar são, sem dúvida alguma, as "descobertas" que trazem nossos bebês para o mundo de gente grande - mundo das crianças, para ser mais específica... Desde que minha filhinha começou a andar (mesmo daquele jeitinho cambaleante) e a dizer suas primeiras palavras com sentido, parece que não tenho mais um bebê em casa... Com um ano e um mês ela já estava toda cheia de si, expressando suas vontades e - pasmem! - dizendo "tchau" enquanto andava toda determinada rumo a porta...
Agora, além de "papai", "mamãe", "auau", "água", "não" e outras coisinhas que são inteligíveis por todos, ela começou a inventar um vocabulário próprio. "Aiá" é chave. "Pi-pi" é passarinho e "tatá", óculos de sol. Tem também a "Tá", que é a personagem favorita do desenho da TV.
Às vezes, depois de um dia estafante, meu marido, se reinserindo nas brincadeiras, me olha e pergunta: o que é "aiá", mesmo? E lá vamos nós, emocionados com este início da expressão verbal, buscando os sentidos e traduzindo nossa pequena para o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário