sábado, 7 de janeiro de 2012

ALIMENTAÇÃO

A MC fez dois anos, tem crescimento e peso muito bons, mas eu fico sempre pensando se a alimentação está adequada. Não quero ser permissiva demais neste quesito, mas também não quero privá-la de tuuuudo... Então, vou dosando as coisas na medida do possível... Não tenho em casa bolachas recheadas, balas, guloseimas em geral, refrigerantes, mas já falei aqui que não faço barrinhas de cereal... A MC come barrinhas industrializadas, come bolachinhas industrializadas, toma suco de caixinha e iogurte. E come frutas, feijão com arroz, carne, frango, peixe, legumes e ovos cozidos, pão de queijo, toma leite, suco natural e muita água.

E tem também a categoria do "de vez em quando": chocolates (na casa das avós), pirulitos e balas (das lembranças de aniversário enquanto eu não consigo sumir com elas), água com gás (em restaurantes e cada vez mais em casa, ela amaaaaa), salgadinhos (quando são servidos na casa de amigos), batata frita (para garantirmos um tempinho extra em restaurantes sem espaço kids), sorvete (na casa das avós ou em passeios no shopping).

Dia desses me peguei justificando a alimentação da MC. Perguntaram se ela gostava de sorvete e eu disse que sim, mas que comia esporadicamente... Sorvete faz algum mal ou é paranóia minha mesmo? Depois, estávamos chegando em casa com algumas compras de supermercado e a MC resolveu tirar da sacola uma caixinha com empanadinhos de frango para assar. Queria mostrar para a vizinha as figuras da caixa. A vizinha me perguntou se ela comia os tais empanados e eu disse que ia comer naquele dia por que teríamos visitas inesperadas e eu precisava de um pestisco beeem rápido... Pura verdade, mas precisa essa explicação toda?

É que a gente ouve tanta coisa sobre alimentação (principalmente os não pode isso, não pode aquilo) que fica sempre na defensiva... Acho que temos que ser cuidadosas, imprimindo à alimentação das crianças os mesmos hábitos que adotamos na alimentação da família... Por que ninguém forja filho orgânico, filho sem lactose ou filho de fibras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário